RIMA COROADA - RIMA EMPARELHADA - RIMA ENCADEADA

RIMA COROADA
Rimas que se fazem no interior do verso

Ex: Bruma que se avoluma no peito


RIMA EMPARELHADA
rimas que ocorrem seguidamente em pares.


RIMA ENCADEADA
Palavra final do verso que rima com outra palavra do meio do verso seguinte.



Veja os poemas dos cepelistas que apresentam estes estilos



RIMA COROADA


Saudade

Amor, amor, que sempre revigora,
me desespero e quero que voltes para mim,
ânsia de infância que recordo agora,
saudade invade os caminhos enfim.

Marly Barduco Palma

***************************


RIMA EMPARELHADA

Versos da paixão
  
Versa poeta a saudade
versa com fé e verdade.
Jogue no verso a emoção
extraída do coração.
Fale muito de amor
em vez de versar a dor.
Verse com força e alento
busque no âmago o sentimento.
Não se omita poeta!
Sois das letras um atleta.
Deixe a modéstia de lado
versador apaixonado.
Cada verso uma mensagem
de ânimo força e coragem
endereçado ao coração.

Olímpio Coelho de Araújo 

***************************

RIMA ENCADEADA

No final de linda tarde
O sol arde, fico triste.
Mesmo com tanta beleza
A rudeza em mim resiste.

Ah! Se nesse mar profundo
Meu mundo se transformasse
Nas suas ondas eu renasceria
Talvez a alegria voltasse!

Ludimar Gomes Molina

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.