DEPRECAÇÃO - OPTAÇÃO - GENETLÍACO

DEPRECAÇÃO
espécie de figura em que se manifesta um desejo, mas, ao contrário do que sucede na OPTAÇÃO, aqui há o pedido expresso para uma pessoa ou entidade.

OPTAÇÃO
Espécie de figura pela qual se expressa um desejo, uma súplica. Não chegando a confundir-se com a DEPRECAÇÃO 

GENETLÍACO
poema ou canto que celebra o nascimento ou aniversário natalício de alguém.


Veja os poemas de Ludimar Gomes Molina que apresentam estes estilos.











DEPRECAÇÃO

Onda frenética, que no mar  balança,
e que estremece todo  o meu ser,
enche agora minha alma de esperança
ou então, nas suas espumas deixe-me morrer.


Ludimar Gomes Molina

******************************
OPTAÇÃO

Que eu tenha minha fé recuperada.
Que eu possa encantar-me com a vida.
Que eu seja forte nesta minha estrada.
Que eu tenha ao final a missão cumprida.
Que  minhas lembranças se mantenham vivas
No coração de todos a quem amei


Ludimar Gomes Molina

***************

GENETLÍACO

Carla nasceu!
Lacinhos e babados.
Cabelos enrolados.
Carla nasceu!
Na hora da Ave-Maria.
Santa alegria!
Era mês de agosto
e no meu rosto êxtase maternal.

Família completa, afinal!
Família feliz.
Unida para o que der e vier.
Muitos agostos se foram.
Carla cresceu.
Carla menina.
Carla mulher!

Ludimar Gomes Molina -  cepelista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.