Momento Cepelista - Olímpio Coelho de Araújo

Olímpio Coelho de Araújo
   No último encontro do CPL, dia 9 passado, tivemos momentos inesquecíveis, daqueles em que gostaríamos que o relógio parasse. Nosso amigo Olímpio (no Momento Cepelista) fez uma apresentação de sua vida literária desde que sentiu o despertar da poesia.
     O que mais quero ressaltar, além de conhecer pela primeira vez o seu lado de músico, foi ter sido revelada  uma capacidade ímpar de se comunicar oralmente, ainda que pareça uma pessoa comedida e  tímida. Conseguiu manter a atenção de todos até o final.

Momento Cepelista no Clube  de Poetas do Litoral
     Mas ainda tenho algo mais a destacar, que muito me impressionou em nosso amigo.Trata-se do depoimento  acerca da sua vida pregressa, caminhada dolorosa, que empreendeu com a família  vindo do sertão nordestino para as terras do sul. Preocupado em não nos deixar muito tristes com as suas mazelas, vez ou outra parava de falar, para dedilhar o violão e cantar com sua voz sensível, de um legítimo ”cantador” as mais belas canções de nosso repertório popular.
      Pela comoção dos amigos presentes, pude constatar como foi pungente ouvir as revelações do Olímpio.
      Pensando muito no que ouvi e senti a partir deste dia, me parece  um bravo guerreiro, que
venceu inúmeras batalhas, sempre de cabeça erguida, coração manso mas corajoso e disposto a continuar a luta pela vida, honestamente, ao lado da sua amada e do filho querido.
     Personagens como Olímpio só fazem corroborar a verdade por trás das palavras do nosso Euclides da Cunha:”o sertanejo é antes de tudo um forte”. Cobrindo a guerra dos Canudos, o escritor captou com argúcia, o sertão, o povo e a sua trágica luta. Soube ver a força dos fracos, escondida á primeira vista, pelo cansaço e fraqueza, mas que quando acuados, sabem  mostrar sua força e destemor.

por Clara Sznifer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.